Fechada desde março de 2020, quando a pandemia de Covid-19 começou a tomar força pelo mundo, a Galeria BNDES volta à atividade na próxima quinta-feira, 29 de agosto, com a exposição “Pretagonismos”, em parceria com o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), e marca mais uma etapa da retomada do investimento em cultura pelo BNDES, através de seu Espaço Cultural.
A exposição apresenta o protagonismo do artista negro no acervo do MNBA, um dos principais detentores do patrimônio artístico do país. São destacadas as trajetórias de luta, resiliência, transgressão e heroísmo desses personagens negros numa sociedade que ainda hoje é atravessada pelo racismo.
O objetivo da curadoria de “Pretagonismos” é que a experiência de visitação inspire, eduque e provoque o pensamento sobre o papel dos artistas negros na construção da nossa visualidade brasileira, mas também promova um diálogo necessário sobre raça, identidade e reparação histórica. É um convite para revisitar e reavaliar o passado, de modo a construir um futuro mais equitativo e inclusivo para todos.
O neologismo “pretagonismo” foi apropriado do historiador Jonathan Raymundo e do filósofo e articulador cultural Rodrigo França para ressignificar o domínio que as pessoas negras possam ter sobre as suas próprias narrativas.
Serviço – A Galeria BNDES fica Av. Chile 100, Centro. O período de visitação é de 29 de agosto a 14 de fevereiro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. A entrada gratuita.