Cidade Comunidade Cultura Educação Nas Bancas

O cenário musical do Rock in Rio

Diversas estrelas do cenário musical, nacional e internacional, passaram pelo Rio no último mês. Para os que não acompanharam as redes sociais ou ficaram algum tempo “off” de notícias, jornais e atualizações sobre entretenimento, foi realizada a décima edição de um dos maiores festivais de música do planeta: o Rock in Rio! E dessa vez com uma missão importante: celebrar os seus 40 anos! O festival contou com a participação de vários artistas de diferentes gêneros musicais, tendo ainda o dia Brasil, com artistas nacionais homenageando o mix cultural que destaca o nosso país. Com o subtítulo “Pra Sempre” se apresentaram referências do Rock, Sertanejo, MPB, Samba, Pop, Rap, Trap, Funk, Eletrônica, Indie, Música Clássica, Bossa Nova, Soul, Jazz e mais.

Os destaques internacionais foram os cantores Ed Sheeran, Shawn Mendes, Charlie Puth, Mariah Carey, Cindy Lauper, Katy Perry, Ne-Yo, Travis Scott e as bandas One Republic, Imagine Dragons e histórica Deep Purple. E entre os nacionais, se destaca a homenagem feita a sambista Alcione, com vários sambistas presentes – Diogo Nogueira, Martinália, Maria Rita e outros, além dos shows de Zeca Pagodinho, Iza em seu penúltimo mês de gravidez, Luisa Sonza e outros. Sem banda e apenas com o pedal de loop (um equipamento que grava e reproduz os sons, permitindo formar a música com batidas, coros, riffs e dedilhados, sobrepondo camadas a voz ao vivo) Ed Sheeran fez um show morno, agradável para os fãs, incluindo seus grandes hits “Shape of You”, “Photograph”, “Thinking Out Loud”, “Perfect” e “Love Yourself”, presente dele para o célebre cantor Justin Bieber. Curiosidade: o equipamento utilizado pelo inglês, o “Sheeran Looper X” e seu violão, são comercializados no mercado internacional. Ao final do show, Sheeran deixou a promessa de voltar ao Brasil em 2025, com sua turnê solo.

Quem não deixou dúvidas ao público foi a cantora Mariah Carey, que apesar de não estar na seleta lista dos headliners (principais) ou mesmo se apresentando no Palco Mundo, ficando atrás da novata Luísa Sonza, no último dia, conseguiu fazer o maior e mais aguardado show do Palco Sunset na história do festival, em 2024. Com um repertório repleto de hits como “Hero”, “I Want To Know What Love Is”, “Touch My Body”, “We Belong Together”, que a fizeram vender mais de 150 milhões de discos. Aos 55 anos, ela encantou e continuou impressionando a todos com seus clássicos agudos e afinação sublime, digna de uma das vozes mais influentes da história do pop americano.

Agora, só nos resta aguardar os próximos artistas que virão ao Rock in Rio/2026… Talvez Bruno Mars, ou melhor, “Bruninho”, como apelidado carinhosamente pelos fãs brasileiros no festival The Town em São Paulo, em 2023. E torcer por novos momentos emocionantes como os que acabamos de vivenciar em 2024, que se repitam daqui a dois anos, em 2026, na próxima versão do Rock in Rio, cada vez maior e mais envolvente.

Similar Posts