Cidade Comunidade Cultura Destaque Educação Homenagem Política Social

O Saquá 301 – Chamadas de Capa

Literatura desembarca em Saquarema

A 3a Feira Literária de Saquarema homenageou a poeta e escritora Eliane Potiguara (Foto: Divulgação)

Com três eventos literários entre outubro e novembro, Saquarema se consagrou esse ano como um município que abraça a literatura. O Festival Literário de Cultura e Educação, realizado ao lado do Império do Divino, no centro de Saquarema, quase em frente ao restaurante Marisco, trouxe muitas inovações, dança, teatro e livros! Homenageou dois grandes artistas locais e nacionais: a poeta Roseana Murray e o ator e diretor da Casa do Nós Guti Fraga, também fundador do grupo Nós do Morro, do Vidigal, no Rio, que revelou jovens atores, a maioria nas novelas ou seriados da Rede Globo. Roseana Murray é uma paixão da cidade. Casada com o jornalista e escritor espanhol Juan Arias, sofreu um acidente feroz que em vez de diminuir aumentou ainda mais seu carisma, sua força e sensibilidade, gerando admiração e carinho. Em algumas escolas de Saquarema, Araruama e Silva Jardim aportou também o Projeto Estante de Livros. Fechando com chave de outro, vai se realizar a 3ª FLIS (Terceira Feira Literária de Saquarema), homenageando esse ano a poeta e escritora indígena Eliane Potiguara, que mora em Jaconé.
Páginas 4 e 5

Museu Casa Darcy Ribeiro em Maricá

O Museu Casa com uma estátua de Darcy à beira mar (Foto: Divulgação Prefeitura de Maricá/Foto: Leonardo Fonseca)

Ele ele é considerado um dos maiores intelectuais do Brasil e América Latina. Nome consagrado aqui e em outros países, o antropólogo Darcy Ribeiro terminou de escrever sua obra-prima – O Povo Brasileiro – nesta pequena casa, projetada pelo arquiteto e amigo Oscar Niemeyer, na Praia de Cordeirinho, em Maricá, próxima de Ponta Negra. Inaugurada recentemente, a casa-museu é um espaço inovador, como era o Darcy, incluindo o espaço Berta Ribeiro, sua primeira esposa e também antropóloga. Foi alí o nosso encontro com duas lideranças indígenas: o cacique Carlos Tucano e o escritor, músico e pesquisador Dauá Puri.
Página 2

O resultado da eleição em Saquarema para a Câmara Municipal

Welington de Peres foi eleito com 2.727 votos (Foto: Divulgação)

Os eleitos ou eleitas só irão tomar posse no Legislativo saquaremense no ano que vem, para exercer um mandato de quatro na Câmara Municipal, que vai até 2028. Nesta eleição houve mais uma vez a dança das cadeiras, com algumas surpresas. O mais votado, por exemplo, foi um candidato que adotou o nome do ex-prefeito Antonio Peres: Welington de Peres. Somando seus votos com os votos de mais dois vereadores eleitos do PL, o primeiro suplente tornou-se Fabrício Queiróz, que nunca morou no município, mas foi assessor do atual senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Página 7

Cadernos do Terceiro Mundo

A chama do terceiro mundo

A revista Cadernos do Terceiro Mundo comemorou 50 anos, de lançamento e 30 de existência, realizando uma Conferência no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, no Morro da Viúva, no Rio. A história e o legado da famosa revista revelou mais uma vez a importância deste veículo impar na imprensa brasilelira e latinoamericana, também editada em inglês.
Página 3 – Editorial

Similar Posts