Nunca pensei que algum dia pudesse ler uma notícia como esta: “Character.AI, a nova febre entre os apps de inteligência artificial – Chatboat simula personalidades e permite que usuários conversem com figuras famosas, de Albert Einstein a Anitta, inclusive por meio de ligações.” (O Globo, de 24.08.2024).
A jornalista CAROLINA NALIN, ao informar o fato, pergunta: “Quem nunca sonhou em conversar com seu ídolo? Ou trocar uma ideia com uma personalidade histórica do século passado? Essa fantasia agora está ganhando vida com um aplicativo de inteligência artificial chamado Character.AI, lançado há pouco mais de um ano e que está virando febre no Brasil e nos EUA.
Nos moldes do ChatGPT, o aplicativo tem espaço para conversas por escrito, áudio e até ligações. Ele permite que os internautas simulem interações com personalidades, desde o filósofo Sócrates, passando por personagens de anime, até a cantora Anitta ou o empresário Elon Mush.”
O sucesso é tão expressivo que CAROLINA NALIN, na referida reportagem, informa que “o aplicativo soma mais de 20 milhões de downloads nos últimos trinta dias… Deste total 5 milhões vieram dos Estados Unidos (20%). A seguir vêm Brasil (2 milhões ou 8%), Rússia (7%), Indonésia (7%) e Filipinas (6%).
O diferencial da plataforma é que qualquer usuário pode criar chatbots baseados em personagens. Eles podem ser famosos… ou desconhecidos. Mas cada interação exibe um aviso em letras vermelhas: “Lembre-se, tudo o que os personagens dizem é inventado.”
Para ARTHUR IGREJA, especialista em tecnologia, “a sofisticação de chatbots como esse é um sinal dos tempos atuais. As pessoas estão, cada vez mais, conversando com robôs, e já há estudos que mostram que elas estão se apaixonando por IAs, diz: …“as pessoas estão moldando o tipo de interação que elas gostariam. Elas podem construir um universo sem ter de encarar os conflitos ou dificuldades do mundo real.”
O Character.AI já recebeu mais de 215 milhões de visitas, conforme a empresa de análise Similarweb. As pessoas passam em média 12 minutos no aplicativo, o que dá a dimensão do tempo de duração das conversas.” (C. NALIN)
“Já houve mais de 8 milhões de interações com EINSTEIN”.
“Apesar de aproximar os usuários de personagens que imitam pessoas reais, a empresa responsável pelo Character.AI diz que faz questão de reforçar que se trata de um aplicativo de entretenimento e que as conversas ali não devem ser levadas a sério.” (C. NALIN)
Sinal dos tempos. “Tudo é mistério. A vida é só mistério.” Guimarães Rosa.
O Jornal de Saquarema